Paradiplomacia na Prática

62 students

Carga horária: 10 horas
Duração: 3 meses

Requisitos: Inscrição no CONRI com credencial Profissional ou VIP; inscrição somente do curso, sem vínculo com CONRI 2019; para ter aprovação, é preciso assistir todas as aulas, fazer todas as atividades e ter aproveitamento de 80% na avaliação teórica e na avaliação prática.

Ministrante

Wesley S. T. Guerra

Doutorando em Sociedade da Informação e Inovação (UOC), Mestre em Políticas Sociais e Intervenção Comunitária (Universidad de Coruña), Especialista em Migrações (UDC), Especialista em Ciências Políticas e Relações Internacionais (FESPSP), MBA em Global Managment (Massachussetts Business Institute), Bacharel em Administração de Empresas (UCB). Atualmente é pesquisador e presidente do CERES.

Ementa

Os objetivos do curso são entender a evolução da paradiplomacia no Brasil e no Mundo, analisar, organizar e executar programas de promoção internacional para municípios, estados e organizações, e, por fim, conhecer o relacionamento com órgãos públicos estaduais e federais.

Método de avaliação: avaliação teórica e prática

Ao final de cada aula, deverá ser respondido um questionário com 5 perguntas referentes ao conteúdo específico da aula. Essa é a avaliação teórica do curso, a qual exige 80% de aproveitamento nas questões das aulas (ou seja, acertar pelo menos 28 das 35 questões) para poder realizar a avaliação prática do curso.

Para a avaliação prática, faça uma pesquisa em sua região (municipio ou estado) e desenvolva um power point  (mínimo 3 slides máximo 6) apresentando as vantagens de investimentos e os setores que devem ser internacionalizados. Caso deseje é possível escolher outro municipio de sua preferência.

 

AULA 1 – O QUE É A PARADIPLOMACIA?

  1. Apresentação do curso
  2. Panorama da Paradiplomacia no Brasil
  3. Principais órgãos e agências
  4. Teoria x prática

AULA 2 – PARADIPLOMACIA OU DIPLOMACIA?

  1. O papel das APIS
  2. Diferença entre Paradiplomacia e Diplomacia
  3. Camaras de comércio

AULA 3 – ATIVIDADES DA PARADIPLOMACIA

  1. Promoção internacional
  2. Acordos, convênios e cartas de intenções.
  3. Transferência acadêmica e tecnológica
  4. Internacionalização
  5. PPI, PPP

AULA 4 – PROMOÇÃO INTERNACIONAL

  1. Promoção comercial
  2. Promoção turística
  3. Feiras e eventos
  4. Denominação regional

AULA 5 – TECNOLOGIA NA PARADIPLOMACIA

  1. Smartcities
  2. Parques tecnológicos
  3. Intercâmbio acadêmico

AULA 6 – ATRAIR INVESTIMENTOS

  1. Ferramentas e políticas de atração de investimentos.
  2. Atuação pública e privada.

AULA 7 – PROMOVER A INTERNACIONALIZAÇÃO

  1. Ferramentas de formação.
  2. Atuação pública e privada.

Instrutor

wesleysateles

R$200,00

10 comentários

  • wesleysateles disse:

    Olá pessoal! Vamos nos apresentar e falar um pouco sobre a área de Paradiplomacia.
    Qual é sua formação e objetivos para este curso?
    Permeneço a vossa disposição!

  • thaysacardosantos disse:

    Olá, boa tarde!

    Meu nome é Thaysa, sou formada em Relações Internacionais pela Universidade Católica de Brasília. Escolhi este curso, pois é uma das áreas que me interesso dentro das RIs. Além disso, busco um maior conhecimento sobre as interações internacionais que não se limitam ao governo central do país e permite uma maior autonomia aos demais atores.

  • natalia.crisostomoc disse:

    Olá!

    Meu nome é Natália, e estou no 6ª semestre de Relações Internacionais no UniCEUB (Centro Universitário de Brasília). Assisti as paletras do CONRI e escolhi os cursos para ampliar meu conhecimento e para auxilar em possíveis esolhas futuras.

  • mariana.moura250698 disse:

    Bom dia
    Meu nome é Mariana Souza Moura, estou no 7° semestre de Relações Internacionais, pretendo seguir na área acadêmica e por isso escolhi participar do CONRI para ter maior conhecimento e conhecer mais professores e pesquisadores da área de RI, podendo assim me auxiliar na escolha da minha especialização.

  • hugo123rafael disse:

    Meu nome é Hugo Rafael Soares, estou no 8° semestre de Relações Internacionais, pela Universidade Federal do Tocantins e pretendo seguir carreira na paradiplomacia, achei o curso pelo CONRI super interessante e por isso me inscrevi no curso. Quero aprender o máximo possível sobre o tema.

  • hacjunior disse:

    Olá, sou Hallyson Cordeiro Júnior, estudante do 6º período de Relações Internacionais na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Escolhi o curso de paradiplomacia por ser uma das áreas em que considero que o meu contato até o momento foi reduzido. Assisti a primeira aula e gostei bastante, espero que seja muito proveitoso. Aguardando as próximas aulas.

  • beatrizmuradsaud disse:

    Olá, Sou a Beatriz, graduada em RI na UFF (Universidade Federal Fluminense). O curso me interessou bastante pois me parece uma alternativa palpável, para o médio prazo, de atuação em relações internacionais, driblando o desconhecimento do mercado sobre nossa formação.

  • wesleysateles disse:

    Olá pessoal! Vejo muitas pessoas interessadas na área de paradiplomacia! Isso é fantástico!
    Atualmente estou na Espanha desenvolvendo um projeto na área de paradiplomacia para uma de suas regiões autónomas! Paradiplomacia é algo crescente no mundo inteiro e com grande potencial em momentos de descentralização do governo ou por paralisação das atividades diplomáticas. Fico a disposição!
    Mas me falem! por que aulas vocês estão? em breve a aula 5 estará disponível!!!

  • wesleysateles disse:

    Olá pessoal!!
    Como vai o avanço do curso e as atividades?
    Quem desejar um feedback ou caso tenha terminado o curso favor enviar un email para wesleysateles@hotmail.com e lhe enviaremos o certificado!
    Forte abraço

  • wesleysateles disse:

    Bom dia pessoal! Já estamos enviando o certificado para aqueles que fizeram todas as atividades e enviaram para o email wesleysateles@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.