Refugiados: Inclusão e Direitos Humanos

69 students

Plano de Ensino e Cronograma: https://ri.net.br/planodeensino

Patrícia Nabuco Martuscelli (Pesquisadora NUPRI- USP) | patnabuco@usp.br | https://sites.google.com/view/patricia-martuscelli

Objetivo Geral: O curso apresenta um panorama geral do tema do refúgio no mundo discutindo tanto aspectos teóricos quanto práticos, permitindo ao estudante compreender os principais assuntos em pauta ligados ao tema dos refugiados. A principal fonte de leitura serão os documentos multilaterais e regionais que regulam o tema do refúgio em nível internacional e regional.

Público do Curso: O curso é indicado tanto para pessoas que não saibam nada sobre refúgio quanto para pessoas que já estudaram essa temática, porém gostariam de aprofundar seus conhecimentos. Além disso, discutiremos características e possibilidades de inserção profissional para o estudante de Relações Internacionais no tema do refúgio. Muitos cursos de Relações Internacionais no país, especialmente há uns 10 anos, não tinham cursos específicos sobre refúgio. Isso tem mudado com o aumento do número de Cátedras Sérgio Vieira de Mello ao redor do Brasil.

Metodologia de ensino: Cada aula será composta por leitura recomendada, vídeo e slides da aula e material complementar com dicas de sites, materiais extras para complementar o tema da aula (notícias, relatórios e leituras acadêmicas) e sites com possibilidade de vagas de trabalho, estágio e voluntariado para o profissional de Relações Internacionais. A ideia é que, ao final de cada aula, o estudante tenha tanto conhecimentos gerais sobre o tópico da aula quanto recursos para poder aprofundar o assunto, caso seja de seu interesse. Para aprofundar o tema, as três aulas finais são focadas em estudos dos casos da Europa. América Latina e Estados Unidos e Brasil.

Método de Avaliação: Ao final de cada aula, o estudante deverá responder um questionário com 5 perguntas referentes ao conteúdo específico da aula. O estudante terá condições de responder essas perguntas apenas com o vídeo e a leitura recomendada de cada aula. O material complementar não será abordado nas questões, servindo mais para aprofundar o conteúdo. O estudante deve obter 80% de aproveitamento nas questões das aulas (ou seja, acertar pelo menos 28 das 35 questões) para poder realizar a avaliação final.

A Avaliação Final será uma análise de duas páginas (margens superior e esquerda 3 cm e inferior e direita 2 cm) em fonte Times New Roman 12 pt, espaçamento entre linhas 1,5 e espaçamento entre parágrafos 0 sobre algum tema relacionado com o refúgio. A ideia é que o estudante possa escolher aprofundar algum tema tratado em aula ou alguma situação contemporânea sobre o tema do refúgio. Após correções da professora e caso o estudante concorde, os melhores trabalhos poderão ser encaminhados para publicação. As análises poderão ser escritas em português, inglês ou espanhol. A professora está disponível para discutir os temas com os estudantes por e-mail, caso seja do interesse dos mesmos. Todos os estudantes com suspeita de caso de plágio terão suas avaliações finais zeradas. Favor utilizar o sistema de citação e referência da ABNT.

Sugestão de sites com análises que podem inspirar as avaliações finais: Migramundo https://migramundo.com/  e Refugee Research Online: https://refugeeresearchonline.org/

 

 

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