Paradiplomacia na Prática

38 students

Carga horária: 10 horas
Duração: 3 meses
Plano de Ensino e Cronogramahttps://ri.net.br/planodeensino

Requisitos: Inscrição no CONRI com credencial Profissional ou VIP; inscrição somente do curso, sem vínculo com CONRI 2019; para ter aprovação, é preciso assistir todas as aulas, fazer todas as atividades e ter aproveitamento de 80% na avaliação teórica e na avaliação prática.

Ministrante

Wesley S. T. Guerra

Doutorando em Sociedade da Informação e Inovação (UOC), Mestre em Políticas Sociais e Intervenção Comunitária (Universidad de Coruña), Especialista em Migrações (UDC), Especialista em Ciências Políticas e Relações Internacionais (FESPSP), MBA em Global Managment (Massachussetts Business Institute), Bacharel em Administração de Empresas (UCB). Atualmente é pesquisador e presidente do CERES.

Ementa

Os objetivos do curso são entender a evolução da paradiplomacia no Brasil e no Mundo, analisar, organizar e executar programas de promoção internacional para municípios, estados e organizações, e, por fim, conhecer o relacionamento com órgãos públicos estaduais e federais.

Método de avaliação: avaliação teórica e prática

Ao final de cada aula, deverá ser respondido um questionário com 5 perguntas referentes ao conteúdo específico da aula. Essa é a avaliação teórica do curso, a qual exige 80% de aproveitamento nas questões das aulas (ou seja, acertar pelo menos 28 das 35 questões) para poder realizar a avaliação prática do curso.

Para a avaliação prática, faça uma pesquisa em sua região (municipio ou estado) e desenvolva um power point  (mínimo 3 slides máximo 6) apresentando as vantagens de investimentos e os setores que devem ser internacionalizados. Caso deseje é possível escolher outro municipio de sua preferência.

 

AULA 1 – O QUE É A PARADIPLOMACIA?

  1. Apresentação do curso
  2. Panorama da Paradiplomacia no Brasil
  3. Principais órgãos e agências
  4. Teoria x prática

AULA 2 – PARADIPLOMACIA OU DIPLOMACIA?

  1. O papel das APIS
  2. Diferença entre Paradiplomacia e Diplomacia
  3. Camaras de comércio

AULA 3 – ATIVIDADES DA PARADIPLOMACIA

  1. Promoção internacional
  2. Acordos, convênios e cartas de intenções.
  3. Transferência acadêmica e tecnológica
  4. Internacionalização
  5. PPI, PPP

AULA 4 – PROMOÇÃO INTERNACIONAL

  1. Promoção comercial
  2. Promoção turística
  3. Feiras e eventos
  4. Denominação regional

AULA 5 – TECNOLOGIA NA PARADIPLOMACIA

  1. Smartcities
  2. Parques tecnológicos
  3. Intercâmbio acadêmico

AULA 6 – ATRAIR INVESTIMENTOS

  1. Ferramentas e políticas de atração de investimentos.
  2. Atuação pública e privada.

AULA 7 – PROMOVER A INTERNACIONALIZAÇÃO

  1. Ferramentas de formação.
  2. Atuação pública e privada.
Ementa vazia

Instrutor

Redação

R$200,00